PROMOVENDO MOMENTOS DE ENCANTAMENTO E APRENDIZADO: USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE LITERATURA NO CONTEXTO DO PIBID

  • Autor
  • Josiane Vieira
  • Co-autores
  • Leandro Sergio de Almeida , Thais Selene Gasparini
  • Resumo
  • A literatura infantil ocupa papel relevante na prática escolar, proporcionando aos educandos um universo criativo e de encantamento. Ao escutarem as histórias contadas, as crianças iniciam o processo de aprendizagem para se tornarem leitoras, possibilitando um percurso de descobertas e compreensão do mundo. O presente resumo tem como objetivo relatar práticas de utilização da literatura infantil por meio de sequências didáticas realizadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dina Sfat, localizada em Rolim de Moura, Rondônia. Em conjunto com os professores responsáveis pelas turmas do 1º e 2º ano, os bolsistas realizaram observações em sala de aula e planejaram sequências didáticas de literatura, conduzindo o “momento do encantamento” e apresentando, de forma lúdica, diversas histórias aos alunos. As sequências didáticas tiveram como objetivos desenvolver a imaginação e a criatividade, despertar emoções e sentimentos para melhor compreendê-los, promover situações de ouvir, contar e recontar histórias, bem como oportunizar a fala, o aprimoramento da oralidade e a ampliação do vocabulário. As atividades foram planejadas e aplicadas pelos bolsistas utilizando recursos didáticos variados e lúdicos, como cartazes sequenciais, cenários, máscaras, dramatizações, cinemateca e livros literários, entre os quais se destacam: “O Sanduíche da Maricota” de Avelino Guedes; “Bruxa, Bruxa, venha à minha festa” de Arden Bruce; livros de poemas de Lalau e Laurabeatriz, Eucanaã Ferraz, Ricardo Azevedo, Vinícius de Moraes, Laura Wall, Elias José, José Paulo Paes, Cecília Meireles, Marcos Bagno e Maria Augusta de Medeiros. Entre os principais resultados, observou-se o desenvolvimento de habilidades para a docência e o reconhecimento da relevância de aulas elaboradas com recursos atrativos para os alunos; encantamento dos estudantes por meio desses recursos, promovendo o despertar para a aprendizagem; participação ativa dos alunos nas atividades, favorecendo a aprendizagem significativa de conteúdos da Língua Portuguesa e de valores; e integração e socialização entre bolsistas, professores e alunos. Conclui-se que o educador deve utilizar estratégias diversificadas, adequadas ao perfil de cada educando, especialmente na fase inicial da alfabetização. Nesse contexto, o uso do livro infantil como recurso pedagógico confere novo sentido à decodificação do código linguístico em sala de aula, proporcionando ao educando o contato com o mundo das letras e incentivando a descoberta do mundo com a curiosidade própria da infância.

     

  • Palavras-chave
  • Histórias Infantis, Recursos Didáticos, Anos Iniciais, Formação do Leitor, Aprendizagem Lúdica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3- Práticas de ensino
Voltar

A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

 semanadepedagogia25@gmail.com

Whatsapp

31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)

69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)

 

REALIZAÇÃO

DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Campus UNIR – Rolim de Moura

Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO